domingo, 26 de agosto de 2012

Benvenuti a Roma

Ciao, ragazzi e ragazze.
Como estava prometido faz algum tempo, aqui está o texto a respeito de como foi o intercâmbio à Roma depois do seu início desastroso. Depois editarei um vídeo, feito à sombra do Colosseo, falando sobre tudo também.

Enfim, em primeiro lugar o curso, afinal a maior parte da grana da viagem foi pra ele. Foi como devia ser, ótimo. Tive três professores diferentes, e só não combinei com o método de ensino de uma deles [por sinal a que eu tive aula por mais tempo]. A escola proporcionava algumas visitas guiadas para pontos de Roma e arredores, fui na maioria dos gratuitos, e em alguns pagos também.

A primeira das visitas guiadas foi para o Gueto Hebraico, uma das áreas mais belas de Roma e rica em história. Caso alguém possa pensar, o gueto não foi criado na época da Segunda Guerra, ele já existia muito antes disso. Outra visita que realmente impressiona é para Villa d'Este em Tivoli, cidade próxima a Roma. Lá há, além de uma bela villa, um jardim de águas, com chafarizes impulsionados apenas pela física e a força de três rios que cruzam a cidade. Se algum dia tiver a oportunidade, se faça esse favor e vá gastar algumas horas lá, vale cada segundo.

Também passeei bastante por conta própria e com o povo brasileiro. Subi até o alto da Basílica do Vaticano, desci até o fundo das catacumbas de São Calisto. Vi as belezas não tão impressionantes da Cappella Sistina, e a morbidez calmante das criptas dos monges cappuccinos. Andei por horas pelo Foro Romano e dei uma visitinha rápida pelo Campo dei Fiori [tinha um pessoal fazendo música lá, muito foda].

Roma é uma grandiosa cidade turística que não está preparada para o turísmo, ou talvez não dê a miníma, ou talvez prefira se manter conservadora. O fato é, não há muito o que fazer além de andar e comer. Baladas são raras [não que eu vá, mas é estranho não ter a opção], tudo fecha muito cedo, até os bares [e isso fez muita falta]. Ou seja, há muita falta de vida noturna, e quando se é turista e quer se divertir isso é frustrante. Se bem que, uma boa parte dos europeus não tem muito animo pra curtir a vida como nós, latino-americanos temos.

Conheci gente de tudo quanto é lado do mundo, flertei e me flertaram. Me embebedei e me embebedaram. Passei calor, muito, e uns mínimos dias frios pra me lembrar do meu amado estado. Cozinhei e errei o tempero. Andei pelado no apê. Falei besteira, fiz piada com os turistas, fingi ser nativo, matei aula, fiquei à toa em parques e praças, fui rude, fui todo sorrisos, fui filósofo e, o mais importante, fiz belas amizades.
Acho que esse texto fica por aqui, logo edito o texto e vocês podem ouvir um pouco mais sobre o dia a dia e curiosidades a respeito de Roma. Só não coloco-o agora porque no total é mais de meia hora, mas talvez coloque ele na íntegra em algum site e vocês olham de lá, se quiserem.

Ciao, miei belli.


PS: assim que a internet voltar, coloco algumas imagens aqui. (postando isso pelo celular)

0 comentários ébrios: