quarta-feira, 7 de julho de 2010

Coloridos



Deixando bem claro, eu muitas vezes faço o comentário errado na hora errada. Não é algo que eu premedite, simplismente acontece. É algo que se tornou natural, pelo simples motivo que eu gostar de ver a reação das pessoas quando suas ideologias são contrariadas, mas que nem por isso quer dizer que eu não respeite a opinião de cada um.


Agora, o que dizer sobre essa geração colorida crescendo por aí?
É uma tribo sem ideologia e sem contexto.

Ou talvez eu pense demais na época em que cresci e nas pessoas com quem convivi. Quando uma pessoa tinha um estilo diferente, um visual fora do padrão, um comportamento alternativo àquele ditado pela sociedade, junto com isso vinha todo um discurso. Fosse a respeito de religião, política, literatura, filosofia, antropologia etc.
E é isso que me irrita nessa geração colorida. Primeiro começaram a se vestir como crianças, depois a demonstrar um QE também de crianças [de no máximo uns 7/8 anos], evitam conflitos, não colocam a boca no mundo por assuntos realmente significativos ["vô xingá muinto no tuíter!!!"], acham que todos devem ser liberais e ainda sonham com um mundo e uma vida utópica.

Estaria eu errado em criticar os pais destas criaturas?
Ao meu ver, os pais, sempre viram essas tribos da minha época com preconceito, preconceito esse que gerou discriminação. Daí, logicamente, eles é que não iam querer que seus filhos virassem uns revoltados/anarquistas/punks/desordeiros, então preferiram manter os seus filhos alienados, despreparados para a realidade do mundo. Mas todo jovem mais cedo, ou mais tarde, muda. E eles mudaram. Mudaram para isso que são, e pararam nisso, não evoluiram, mas por que?
Ora, os seus pais observaram essa mudança, e não viram aquele perfil agressivo e questionador o qual eles tanto temiam, então decidiram não ir contra esse novo perfil. E foi isso que faltou, o conflito necessário para que essa geração evoluísse seu pensamento, buscasse informações, contextos, histórias.




Se esse arco-íris vai durar muito tempo eu não sei, só sei que eu vou é continuar no meu mundo em preto e branco. Te garanto que meus tons de cinza são muito mais expressivos e ácidos que essas cores gritantes a lá Tiririca.

9 comentários ébrios:

Drika disse...

Tá, assim como tu gosta do teu mundo preto e branco e acha isso o certo, os coloridos têm direito de achar o mundo deles certo.

Pensa comigo: ideologia nada mais é do que uma forma de poder, pois sempre, atrás de qualquer movimento, há um líder ou líderes que movimentam essa coisa toda. Por mais infantil que seja e por mais que pareça que isso não irá durar, é a maneira que eles escolheram de se expressar.

Claro que parece e é alienação em grande escala, claro que, de certa forma, "polui" as ruas, shoppings e cidades, mas essa é a ideologia deles; estranha, colorida, saltitante...

Há dois anos eram os emos os sem ideologia alguma, agora são os coloridos. Mas me diga: que ideologia tem esses que tanto criticam?

Marconi disse...

No primeiro parágrafo eu falei sobre o respeito à opinião. Mas agora, respeitar não quer dizer que eu não vá criticar.

i.de.o.lo.gi.a
s. f. 1. Filos. Ciência que trata da formação das idéias. 2. Tratado das idéias em abstrato. 3. Maneira de pensar própria de um indivíduo ou grupo de pessoas.

Tu tá misturando as coisas, não é por pensar de um determinado jeito que eu vá seguir um líder ou movimento que diga a mesma coisa.

Agora, eu vejo eles falando nesse mundo utópico de amor e paz deles, de romantismo e sentimento, mas não fazem nada. Tem um discurso sem argumentos, e palavras sem ação.
Visual e comportamento infantil.
E por que eu critico? Porque eu penso no futuro, e no futuro eu quero que esse povo colorido e saltitante tenhão não apenas um pensamento próprio, mas uma opinião com fundamentos, que não apenas queira um novo mundo, mas tenha uma visão mais ampla da realidade a respeito do que podem fazer para mudá-la. E não é isso que eu vejo atualmente.
E não vá dizer que eu não falo ou ando com eles pra saber.
Como eu disse no post, acredito que a maneira que evoluir mentalmente é com conflito.

Drika disse...

Mauro, teu grande pecado é generalizar tudo. Eu não vou nem contestar tudo que tu disse, vou apenas apresentar pontos contra, já que tu acredita que uma maneira de evoluir mentalmente é confiltando.

Nem todo colorido é alienado. Nem todo colorido é fútil, nem todo colorido é burro, etc. E se tu diz que até anda ou conhece uns coloridos deve saber muito bem do que eu estou falando.

Eu larguei meu mundinho emo e a minha ideologia babaquinha da época por vontade própria. As pessoas mudam e aprendem com seus erros e atitudes. Nem todos aprendem, é claro, alguns apenas ficam de fora criticando e pensando no que as pessoas podem fazer pra melhorar o mundo, enquanto elas mesmas não melhoram.

Quanto a esse papo dos pais se conformarem com o atual comportamento dos filhos, por ser menos "agressivo", eu concordo com eles. Se eu tivesse um filho e ele fosse colorido, eu ficaria sim, feliz com isso. Antes colorido do que drogado. Nunca se esquecendo de que estamos falando de adolescentes, acredito que não preciso definir o que é um adolescente, ou como eles se comportam em sua grande maioria.

Estou defendendo eles porque já fui como eles e tenho uma irmã que pensa como eles. Salvo raras excessões, ninguém nasce intelectual, inteligente ou com a cabeça completamente formada para tudo na vida, a adolescência ajuda as pessoas a aprenderem com seus instintos e comportamentos. Ninguém é adulto com quinze, dezesseis ou dezoito anos, o que também não significa que eles não devam ser infantis, as pessoas só querem seguir a moda, se sentirem por dentro das coisas, nem que seja por pouco tempo e logo trocar "a cor favorita".

Losterh disse...

Todo mundo é capaz de formar idéias. Concordemos nós com elas ou não.

Marconi disse...

Existe um motivo simples para aparecer generalismo, eu estou me referindo a um gênero, um perfil, e não a indivíduos. E aprender com teus erros e atitudes não seria a mesma coisa que aprender por conflito? Pode ter sido só um conflito interno teu, que te fez pensar que isso ou aquilo era um erro, mas no fim é a mesma coisa.

E sim, eu ando com gente de tudo que é tipo, e sabe o que é mais interessante? Os que mais fazem coisas sem se preocupar com consequências e que mais usam drogas, são os coloridos.
Vários tribos usam [lícitas ou ilícitas], claro, mas eles são aqueles que não conseguem [ou não querem] medir até onde podem ir para não perder o controle.
Mas esses são só os que eu conheço, porém serve pra mostrar que usar ou não drogas independe de ser um colorido ou não.

Aliás, é na adolecência que se molda o caráter das pessoas, e tu deve bem saber como é fácil manipular uma mente adolescente. E para mim, ser adulto é ser maduro, e existe sim, muita gente por aí com menos de 18 anos e que é madura [e sem ser maçante].

Agora, Drika, a respeito de estar de fora criticando sem fazer nada. Quem está "de fora" pode muito bem criticar, a maneira como cada um vai interpretar essa crítica é pessoal, e cada um vai adaptar ela a sua realidade, e vai reagir de acordo com isso. Assim como você fez. Porém ao desgeneralizar a respeito de quem faz isso, e falar que elas mesmo não melhoram, há um problema. Ao deixar um argumento menos impessoal é necessário um conhecimento ainda mais amplo daquilo que se deseja tratar, conhecimento nesse caso que vem através da convivência. Não se pode dizer que alguém que critica não faz nada a respeito, se não se tem realmente informações sobre isso.


E ah, Losterh, sim, exatamente, assim como todos podem falar o que quiser dessas idéias, concordemos com isso ou não.

Frodo disse...

Ideologia, eu quero uma pra viver.

oi,Cazuza.

Rufus :| disse...

Borboletas sendo extintas do Afeganistão e vocês aí falando dos outros.

VÃO DORME

Marconi disse...

Depois de ouvir isso, acho até uma boa idéia.

Domenica disse...

Falando apenas esteticamente, ou no que diz respeito a moda, quero lembrar ao pessoal, que de resto deve ser bem mais novo do que eu, que esta moda de cores neon e etc é velha conhecida... Não tem nada mais anos 1980 do que relógio com 20 pulseiras coloridas...
E nem sempre o que vestimos externamente reflete o que temos internamente.
O mundo mudou demais, e não estavamos preparados...Estimulamos o individualismo sem lembrar que é impossivel viver fora de uma sociedade... E estamos amadurecendo cada vez mais tarde... Pelo menos a parcela da população financeiramente mais privilegiada amadurece cada vez mais tarde...Provavelmente o oposto seja verdadeiro para a população menos privilegiada...
E talvez, politicamente falando, o fato da esquerda ter elegido um presidente não tenha sido a melhor coisa... Será que não ficamos perdidos? Não tivemos a revolução social que esperavamos, e ficamos sem ter a quem recorrer...